Qual a diferença entre light, diet e zero?
- Paula Waki
- 22 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de fev. de 2021
Quer entender de uma vez por todas a diferença entre light, diet e zero? Vem com a gente que te explicamos tudo em detalhes.

Os termos diet e light foram criados para facilitar e ajudar na identificação de diferentes tipos de alimentos, e é comum a crença de que quem tem diabetes deve consumir apenas produtos dietéticos, ou que quem quer emagrecer deve priorizar o que é light, diet ou zero.
Mas isso não é sempre verdade e vou esclarecer o por quê:
⠀
Light: produto com redução de pelo menos 25% de QUALQUER nutriente presente no alimento original.
Diet: produto que não tem um nutriente, não necessariamente o açucar. Pode ser gordura, proteína, sódio, etc.
Zero: produto com redução de calorias e sem determinado nutriente (que pode ser açúcar).
⠀
Então... Embora a maior parte dos produtos dietéticos sejam sem a adição de açúcar, isso não é necessariamente uma regra. Também não é verdade que eles e os lights tenham menos calorias, pois podem ter a adição de outros ingredientes (e de calorias) para compensar a redução do outro e melhorar o paladar.
⠀
Quer uma dica? Invista no que é comida de verdade, e no que você gosta mais! Às vezes, a gente se preocupa tanto com o que pode e o que não pode, que acaba só se complicando mais!
Lógico que em algumas situações é interessante diminuir o consumo de alguns ingredientes, como sal, gordura e açucar. Mas na maioria das vezes, o que é de preparo caseiro já tende a ter uma menor quantidade desses itens do que os industrializados.
⠀
Farei ainda um post sobre por que a rotulagem frontal aprovada pela ANVISA em 07 de outubro desse ano foi tão importante para diminuir esse tipo de confusão.
⠀
Post por Paula Waki
Comments